Confira as orientações do texto e veja os procedimentos para registrar denúncia Procon RS
O Procon do Rio Grande do Sul e o órgão que acompanha os consumidores e os seus direitos, evitando que eles sejam lesados e mesmo que movam processos que não se sustentam contra as empresas.
De fato, essa instituição serve para ensinar aos consumidores em quais casos eles estão sendo realmente lesados e também como prevenir isso.
Há unidades suas em várias cidades gaúchas, destacando-se que é papel dele a implementação de sanções.
Além de atender aos consumidores nos seus postos, o Procon Rio Grande do Sul também recebe reclamações via Internet, garantindo o bloqueio do Telemarketing excessivo ao cidadão que o pedir.
O consumo consciente também é mais fácil de ser compreendido com os vários documentos que esse órgão coloca à disposição.
Seu site tem orientações sobre transações bancárias via Internet, sobre alimentos impróprios para o consumo, troca de alimentos e outras.
Como bloquear ligações de telemarketing pelo Procon RS
O Telemarketing insistente é uma razão para que vários cidadãos fiquem irritados e é pensando nisso que o Procon gaúcho trouxe a possibilidade de essas ligações serem bloqueadas.
É só acessar http://www.proconbloqueio.rs.gov.br/ e clicar em Cadastro de Bloqueio.
Em seguida, a pessoa insere o seu CPF, um e-mail, seu nome e o RG para especificar quais números de telemarketing quer que sejam bloqueados.
Esse é um serviço que outros Estados também oferecem em seu Procon, mas costuma haver um limite: apenas as empresas de Telemarketing daquele Estado podem ser bloqueadas.
Por isso, se o cidadão está recebendo várias ligações e a empresa é de São Paulo, por exemplo, não existe modo de fazer o bloqueio.
Com relação às empresas que têm seu Telemarketing restrito, o cidadão que mudar de ideia e quiser liberar de novo as ligações pode reverter o bloqueio.
Bastará que ele acesse de novo a página acima e que exclua aquele número da lista de bloqueados.
Recalls do Procon RS
Muitas vezes, as empresas precisam recolher produtos que venderam porque existem defeitos que podem causar machucados nos consumidores e até levar a óbito, dependendo do que seja.
Porém, vários cidadãos não sabem exatamente como o recall funciona: é preciso pagar algo à empresa? A pessoa vai ficar sem o produto definitivamente? Ele será substituído?
É para que os consumidores no Rio Grande do Sul tenham todos os esclarecimentos que o Procon do Estado tem uma seção somente de recall. Com isso, ele esclarece aos cidadãos como proceder se alguma fabricante recolher produtos.
Passo a passo para registrar reclamação no Procon RS
Todas as empresas que atendem no Estado do Rio Grande do Sul são fiscalizadas pelo Procon.
É dessa maneira que este fica sabendo quanto há desrespeito aos direitos do consumidor, faz denúncias à Justiça e dá respaldo a quem precisa de ressarcimento.
Os gaúchos que quiserem registrar reclamações sobre qualquer produto ou serviço precisam acessar https://www.procon.rs.gov.br/cadastro-reclamacoes-fundamentadas e baixar o documento Word.
Além desse tipo de registro de reclamação, os consumidores podem fazê-la na unidade do seu município.
Para registrar uma reclamação no Procon, os cidadãos precisam reunir todos os comprovantes de compra e contratação que puderem.
Isso significa contratos, cupons fiscais, contatos com os vendedores ou empregadores, entre outros.
No caso de o produto ter defeitos, é importante que esse consumidor filme ou fotografe, já que isso facilitará muito a ajuda do Procon RS.
Se a reclamação embasar mesmo uma denúncia judicial, o órgão instruirá o cidadão sobre os trâmites, possibilidades de ganho, tempo da ação para ser julgada e outros dados.
Além disso, é claro que o Procon gaúcho vai contatar a empresa que lesou o consumidor, inclusive como um meio de assegurar que outros clientes não tenham prejuízo também.
Atendimento Procon RS – Canoas
As unidades municiais do Procon RS têm os mesmos serviços que o site Estadual. Sendo assim, o cidadão que se dirige ao posto de Canoas poderá registrar reclamações sobre empresas, pedir informações sobre recall e outras.
Ele fica aberto entre as 8h e as 17h, de segunda a sexta; localiza-se na Rua General Salustiano, número 142, no bairro Marechal Rondon.
Certas informações são dadas aos consumidores pelo número (51) 3236 2051. O site específico do Procon Canoas é o https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/procon-canoas/ e o contato eletrônico pode ser feito em [email protected].
Atendimento Procon RS – Porto Alegre
O Procon da capital gaúcha é um dos que mais administram denúncias contra prestadores de serviços e comerciantes.
Como as outras unidades, ele tem atendimento no seu site, mas direciona os consumidores nas possíveis ações de forma presencial também.
Ele faz atendimentos entre as 10h e as 16h, de segunda a sexta; é encontrado na Rua 7 de Setembro, no número 723, no Centro Histórico.
O telefone do Procon Porto Alegre é (51) 3287 6200 e é muito importante ter todos os documentos de garantia, de contratação, de compra e outros.
Para segurança, o consumidor deve manter algumas cópias dos documentos.