Como registrar denúncias no Procon RS

Confira as orientações do texto e veja os procedimentos para registrar denúncia Procon RS


O Procon do Rio Grande do Sul e o órgão que acompanha os consumidores e os seus direitos, evitando que eles sejam lesados e mesmo que movam processos que não se sustentam contra as empresas.

De fato, essa instituição serve para ensinar aos consumidores em quais casos eles estão sendo realmente lesados e também como prevenir isso.

Há unidades suas em várias cidades gaúchas, destacando-se que é papel dele a implementação de sanções.

Além de atender aos consumidores nos seus postos, o Procon Rio Grande do Sul também recebe reclamações via Internet, garantindo o bloqueio do Telemarketing excessivo ao cidadão que o pedir.

O consumo consciente também é mais fácil de ser compreendido com os vários documentos que esse órgão coloca à disposição.

Seu site tem orientações sobre transações bancárias via Internet, sobre alimentos impróprios para o consumo, troca de alimentos e outras.


Como bloquear ligações de telemarketing pelo Procon RS

O Telemarketing insistente é uma razão para que vários cidadãos fiquem irritados e é pensando nisso que o Procon gaúcho trouxe a possibilidade de essas ligações serem bloqueadas.

É só acessar http://www.proconbloqueio.rs.gov.br/ e clicar em Cadastro de Bloqueio.

Em seguida, a pessoa insere o seu CPF, um e-mail, seu nome e o RG para especificar quais números de telemarketing quer que sejam bloqueados.

Esse é um serviço que outros Estados também oferecem em seu Procon, mas costuma haver um limite: apenas as empresas de Telemarketing daquele Estado podem ser bloqueadas.

Por isso, se o cidadão está recebendo várias ligações e a empresa é de São Paulo, por exemplo, não existe modo de fazer o bloqueio.

Com relação às empresas que têm seu Telemarketing restrito, o cidadão que mudar de ideia e quiser liberar de novo as ligações pode reverter o bloqueio.

Bastará que ele acesse de novo a página acima e que exclua aquele número da lista de bloqueados.

Como registrar denúncias no Procon RS


Recalls do Procon RS

Muitas vezes, as empresas precisam recolher produtos que venderam porque existem defeitos que podem causar machucados nos consumidores e até levar a óbito, dependendo do que seja.

Porém, vários cidadãos não sabem exatamente como o recall funciona: é preciso pagar algo à empresa? A pessoa vai ficar sem o produto definitivamente? Ele será substituído?

É para que os consumidores no Rio Grande do Sul tenham todos os esclarecimentos que o Procon do Estado tem uma seção somente de recall. Com isso, ele esclarece aos cidadãos como proceder se alguma fabricante recolher produtos.


Passo a passo para registrar reclamação no Procon RS

Todas as empresas que atendem no Estado do Rio Grande do Sul são fiscalizadas pelo Procon.

É dessa maneira que este fica sabendo quanto há desrespeito aos direitos do consumidor, faz denúncias à Justiça e dá respaldo a quem precisa de ressarcimento.

Os gaúchos que quiserem registrar reclamações sobre qualquer produto ou serviço precisam acessar https://www.procon.rs.gov.br/cadastro-reclamacoes-fundamentadas e baixar o documento Word.

Além desse tipo de registro de reclamação, os consumidores podem fazê-la na unidade do seu município.

Para registrar uma reclamação no Procon, os cidadãos precisam reunir todos os comprovantes de compra e contratação que puderem.

Isso significa contratos, cupons fiscais, contatos com os vendedores ou empregadores, entre outros.

No caso de o produto ter defeitos, é importante que esse consumidor filme ou fotografe, já que isso facilitará muito a ajuda do Procon RS.

Se a reclamação embasar mesmo uma denúncia judicial, o órgão instruirá o cidadão sobre os trâmites, possibilidades de ganho, tempo da ação para ser julgada e outros dados.

Além disso, é claro que o Procon gaúcho vai contatar a empresa que lesou o consumidor, inclusive como um meio de assegurar que outros clientes não tenham prejuízo também.


Atendimento Procon RS – Canoas

As unidades municiais do Procon RS têm os mesmos serviços que o site Estadual. Sendo assim, o cidadão que se dirige ao posto de Canoas poderá registrar reclamações sobre empresas, pedir informações sobre recall e outras.

Ele fica aberto entre as 8h e as 17h, de segunda a sexta; localiza-se na Rua General Salustiano, número 142, no bairro Marechal Rondon.

Certas informações são dadas aos consumidores pelo número (51) 3236 2051. O site específico do Procon Canoas é o https://www.canoas.rs.gov.br/servicos/procon-canoas/ e o contato eletrônico pode ser feito em [email protected].

Como registrar denúncias no Procon RS


Atendimento Procon RS – Porto Alegre

O Procon da capital gaúcha é um dos que mais administram denúncias contra prestadores de serviços e comerciantes.

Como as outras unidades, ele tem atendimento no seu site, mas direciona os consumidores nas possíveis ações de forma presencial também.

Ele faz atendimentos entre as 10h e as 16h, de segunda a sexta; é encontrado na Rua 7 de Setembro, no número 723, no Centro Histórico.

O telefone do Procon Porto Alegre é (51) 3287 6200 e é muito importante ter todos os documentos de garantia, de contratação, de compra e outros.

Para segurança, o consumidor deve manter algumas cópias dos documentos.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.