Confira neste texto as orientações para registrar uma reclamação Procon BA
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (PROCON) atende a todos os cidadãos que se sintam lesados ao contratar um serviço ou comprar algo.
Possuindo a nota fiscal, o indivíduo tem a possibilidade de denunciar qualquer tipo de empreendimento, conseguindo um acordo proveitoso ou, se preferir, indo à Justiça.
Conheça neste artigo as formas de registrar uma reclamação no Procon baiano.
Quais reclamações podem ser feitas ao Procon BA?
Vários contextos de compra e contratações podem causar reclamação no órgão, como:
- Defeitos que estão incluídos na garantia e, mesmo assim, a empresa não reconhece e nega a troca ou a manutenção;
- Produtos que não são iguais aos que foram anunciados;
- Serviços que não são bem-feitos, comprovando-se isso por meio de perícia técnica;
- Cobrança de valor mais alto do que anunciado;
- Cobrança de juros abusivos;
- Constrangimento desnecessário por parte da empresa;
- Falta de atendimento: quando os canais de contato com a contratante não funcionam.
Deve-se mencionar que o Procon BA só atua quando existe comprovação dos erros por parte da empresa.
Isso quer dizer que não basta o consumidor se sentir insatisfeito: é obrigatório que ele apresente à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia provas físicas de que a sua reclamação tem algum fundamento.
Outro destaque necessário sobre a atuação do Procon baiano é que existe a chance de a empresa que sofre a reclamação ser considerada correta.
Em muitos casos, o consumidor deixa de ler o manual de instrução, o contrato de serviços e outros documentos dessa natureza.… Clique aqui para ler o artigo completo