Como registrar reclamação no Procon MS

Confira as orientações e veja o que é necessário para registrar reclamação procon ms


Como registrar denúncias no Procon MS

O PROCON do Mato Grosso do Sul serve para que os consumidores de qualquer produto ou empresa sejam protegidos.

Ele recebe as reclamações, contata a empresa, retorna uma resposta ao consumidor e ainda faz assessoria jurídica para quando é necessário um processo.

Todos os cidadãos devem conhecer a utilidade do PROCON e saber como registrar uma denúncia.


O que o PROCON MS faz?

Os consumidores podem fazer o bloqueio de Telemarketing, por exemplo: são muitas as ligações desagradáveis de propaganda que as pessoas reportam e o órgão barra essas ligações, se o cidadão pedir.

O serviço é de graça e funciona apenas enquanto a pessoa quiser: caso ela prefira desfazer o bloqueio de Telemarketing, pode pedir isso ao PROCON MS.

As pesquisas de preço evitam que o consumidor seja enganado pelos lojistas: sabendo qual é o preço usual de determinada coisa, o cidadão identifica quando se trata de um preço abusivo.

O site do órgão sul-mato-grossense mostra índice de pesquisa de preço por cada ano, a partir de 2015.

Os consumidores sempre são orientados a evitar as empresas que têm muitas reclamações.

Contudo, é necessário ter uma fonte segura para saber quais são essas empresas e o PROCON MS oferece isso: no site, há todas as reclamações fundamentadas de cada cidade.

Como registrar reclamação no Procon MS


Como registrar uma reclamação no PROCON MS

Os consumidores que estiverem insatisfeitos com algum produto ou serviço do Estado podem fazer a denúncia gratuitamente em http://www.procon.ms.gov.br/fale-conosco/:

  • Insere-se um e-mail e o nome completo;
  • Seleciona-se “Denúncias” no campo “Assunto”;
  • Escreve-se a denúncia;
  • Clica-se em “Enviar”.

Há um disque denúncia também, com o qual o consumidor reporta o que o desagradou via telefone. O número é 151 fica disponível de segunda a sexta, entre as 7h e as 18h30h.

Os cidadãos do Mato Grosso do Sul podem fazer a denúncia indo pessoalmente ao posto do PROCON.

Ele fica em Campo Grande, na Rua 13 de Junho, n° 930, Centro. O telefone de contato é (67) 3316 9800 e ele funciona entre as 7h e as 19h, de segunda a sexta.

Para os consumidores que estão em outras cidades, as prefeituras sul-mato-grossenses têm unidades municipais do PROCON que recebem as denúncias.


Documentos necessários para registrar reclamação no PROCON MS

Para que a denúncia do cidadão seja devidamente averiguada, é necessário que a pessoa forneça alguns documentos:

  • Termo de garantia;
  • Recibo de compra;
  • Contrato de serviço;
  • Nota fiscal.

É claro que os consumidores não precisam ter todos esses documentos: eles vão variar de acordo com o serviço ou produto que motivou a denúncia.

Para mais segurança, essa pessoa tem de levar a xerox desses documentos.

No caso de o consumidor ter correspondências eletrônicas com a empresa, é interessante que ele imprima e também mostre ao PROCON MS.


Consultas no PROCON MS

As empresas que querem saber se há denúncias sobre elas e como está o seu andamento podem consultar o sistema Sindec, assim como os consumidores denunciantes.

É necessário:

A empresa ou cidadão que nunca acessou o Sindec antes tem se fazer seu cadastro.


Informações legais PROCON MS

O PROCON Mato Grosso do Sul oferece todas as legislações referentes a prestação de serviços ou vendas. Tratam-se de notas técnicas, deliberações, leis municipais, parcerias, decretos, portarias e muito mais.

Caso o consumidor queira confirmar se a sua denúncia é respaldada legalmente e se tem possibilidades de ser indenizado, pode ler essas documentações em http://www.procon.ms.gov.br/leis/.


O que fazer se o PROCON MS decidir que a denúncia não tem procedência?

Todos os consumidores que fazem uma reclamação ao órgão querem que a empresa em questão seja penalizada.

Entretanto, há casos nos quais o PROCON MS averigua que a responsabilidade não é da empresa: às vezes, é do próprio consumidor.

Se o cidadão quiser processar o prestador de serviços mesmo assim, pode tentar. Entretanto, é muito provável que a causa seja perdida, já que o parecer do PROCON é bastante confiável.

Caso o consumidor tenha alguma prova nova, pode fazer a denúncia.

Como registrar reclamação no Procon MS


O que faz com que o PROCON MS dê razão à empresa?

O PROCON sul-mato-grossense faz uma avaliação bem rigorosa de todos os documentos que o consumidor mostra, assim como dos documentos que a empresa denunciada apresenta.

Com base em todos eles e no Código de Defesa do Consumidor, o órgão estabelece de quem é a razão.

O principal problema é que muitos consumidores fazem reclamações, mas não têm o pleno conhecimento do que o contrato de locação/compra diz, de quais são os seus direitos e quais são as obrigações da empresa e outros dados.

O cidadão sul-mato-grossense precisa ler todas as condições de contratação e de compra, não importando o produto/serviço.

Além disso, pedir a nota fiscal e garantir que haja garantia (sabendo até quando ela vai) também são obrigações do consumidor.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.