Como registrar reclamação no Procon MT

Você precisa registrar uma reclamação Procon MT? Entenda como funcionam os procedimentos

O PROCON do Mato Grosso faz parte da Superintendência de Defesa do Consumidor e tem serviços diversos relacionados ao consumo.

Seus atendimentos são segmentados: podem ser para fornecedores, consumidores ou servidores e todos eles de graça.

Os profissionais que fazem parte do PROCON mato-grossense têm capacitação para defender os consumidores ou, se for o caso, para comunicar que a empresa denunciada não cometeu nenhuma falta.

Saiba abaixo como fazer uma reclamação e em que outras coisas esse órgão auxilia o cidadão.


O que acontece quando uma reclamação é feita no PROCON MT?

O consumidor tem a possibilidade de fazer suas reclamações sempre que seus direitos forem desrespeitados; isso pode acontecer por uma cobrança de valor abusivo, por falta de atendimento ou atendimento de má qualidade, pela entrega de produtos diferentes daquilo que o consumidor escolheu, etc.

Primeiro, a pessoa deve levar mostrar ao PROCON Mato Grosso todo o embasamento para a sua reclamação. Isso significa fornecer comprovantes e o relato completo do que aconteceu.

A equipe do órgão vai analisar o que o cidadão escreveu e tem 5 dias para dar uma resposta a este.

No caso de a empresa não ser considerada culpada de lesar o consumidor, o processo não é aberto; se o cidadão quiser tentar outras esferas judiciais, pode fazer isso.

Já nos casos em que a empresa realmente está errada, o PROCON MT tenta realizar um acordo entre as partes e, no caso de não haver concordância, ele dá encaminhamento aos processos judiciais.

Como registrar reclamação no Procon MT


Passo a passo para registrar reclamação no PROCON MT?

As reclamações sobre as empresas desse Estado têm de ser feitas da seguinte maneira:

  • Acessando https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1549056022057;
  • Escrevendo a empresa em questão na barra de pesquisa;
  • Clicando na empresa;
  • Na próxima página, o consumidor encontrará qual é o índice de reclamações de outras pessoas sobre o serviço e, além dessas informações, deve clicar em “Registrar reclamação”;
  • Uma nova página aparecerá e o consumidor deve colocar as minúcias da sua compra e contratação e o que o desagradou;
  • É muito importante que o consumidor também encaminhe documentos anexados que subsidiem a sua reclamação.

Após esse processo, o consumidor apenas terá de esperar que o PROCON MT envie o seu retorno depois dos 5 dias com a resposta sobre a reclamação e as próximas instruções.


Como registrar reclamação no PROCON MT por carta

As reclamações sobre as empresas do Mato Grosso podem ser feitas por uma carta, conhecida como Carta PROCON. A finalidade dela é semelhante ao formulário, mas o consumidor relata de forma mais livre o que motivou a sua reclamação.

A carta PROCON também precisa contar com os documentos de comprovação, como nota fiscal, contrato, e-mails entre a empresa e o consumidor e outros que forem necessários.


Acordos PROCON MT

Muitas empresas, sabendo que cometeram algum erro e não desejando uma punição maior, oferecem aos consumidores um acordo.

Possivelmente, ele se tratará da devolução do que foi pago ou mesmo da troca por outro produto, coisas dessa natureza.

É tarefa do PROCON comunicar a esse consumidor o possível acordo e dizer também à empresa se ele foi aceito ou não.


Parceiros do PROCON Mato Grosso

As empresas que atuam nesse Estado têm a possibilidade de se cadastrar como parceiros do órgão.

Com isso, eles se comprometem a tentar solucionar todos os tipos de reclamações feitas pelos clientes. Algumas delas são:

  • Azul Viagens;
  • Guichê Virtual;
  • Submarino Viagens;
  • Boa Vista Serviços SPC;
  • Serasa Experian;
  • Guten Bier;
  • com;
  • Compra Certa;
  • com;
  • Loja Brastemp;
  • Magazine Luiza;
  • Peixe Urbano;
  • Zattini;
  • Banestes Seguros;
  • Caixa Capitalização;
  • Célebre;
  • Itaú Seguros Auto e Residência;
  • Pan Seguros;
  • Rio Grande Seguradora;
  • Tribanco Seguros;
  • Uber;
  • Recovery do Brasil Consultoria;
  • SENAC Santa Catarina;
  • Electrolux;
  • Venturi;
  • Drogasil;
  • NetFarma;
  • Single Care;
  • Artezanal;
  • Mobly;
  • Eudora;
  • O Boticário;
  • The Beauty Box;
  • Época Cosméticos;
  • Hiper Bompreço;
  • Pão de Açúcar;
  • Supermercadinhos Santa Rita;
  • Walmart;
  • Rota Perdida;
  • Calçados Manuel;
  • Consórcio Fiat;
  • Consórcio Unilance;
  • Randon Administradora de Consórcios;
  • Banco de Brasília;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Paulista;
  • UP Promotora e mais.

As empresas que não têm parceria com o PROCON MT também podem ser alvo de reclamações. A diferença existe apenas na maneira como a Superintendência da Defesa do Consumidor as aborda.

Como registrar reclamação no Procon MT


SINDEC PROCON MT

É um sistema com o qual os cidadãos mato-grossenses podem acompanhar o retorno das suas reclamações.

Usando-o, a pessoa consegue se informar se a queixa já foi lida pelo PROCON, se a empresa em questão já foi contatada e outros detalhes.

As regiões nas quais o SINDEC funciona são:

  • Várzea Grande;
  • São José dos Quatro Marcos;
  • Pontes e Lacerda;
  • Nova Ubiratã;
  • Lucas do Rio Verde;
  • Diamantino;
  • Chapada dos Guimarães;
  • Cáceres;
  • Alta Floresta;
  • SINOP;
  • Primavera do Leste;
  • Paranatinga;
  • Mirassol D’Oeste;
  • Guarantã do Norte;
  • Colíder;
  • Campinápolis;
  • Alto Taquari;
  • São José do Rio Claro;
  • Poconé;
  • Nova Mutum;
  • Juína;
  • Denise;
  • Campo Verde;
  • Barra do Garças e outros.

Para a consulta usando o SINDEC, o indivíduo terá de possuir o protocolo da reclamação que fez.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.