Você precisa registrar uma reclamação Procon MT? Entenda como funcionam os procedimentos
O PROCON do Mato Grosso faz parte da Superintendência de Defesa do Consumidor e tem serviços diversos relacionados ao consumo.
Seus atendimentos são segmentados: podem ser para fornecedores, consumidores ou servidores e todos eles de graça.
Os profissionais que fazem parte do PROCON mato-grossense têm capacitação para defender os consumidores ou, se for o caso, para comunicar que a empresa denunciada não cometeu nenhuma falta.
Saiba abaixo como fazer uma reclamação e em que outras coisas esse órgão auxilia o cidadão.
O que acontece quando uma reclamação é feita no PROCON MT?
O consumidor tem a possibilidade de fazer suas reclamações sempre que seus direitos forem desrespeitados; isso pode acontecer por uma cobrança de valor abusivo, por falta de atendimento ou atendimento de má qualidade, pela entrega de produtos diferentes daquilo que o consumidor escolheu, etc.
Primeiro, a pessoa deve levar mostrar ao PROCON Mato Grosso todo o embasamento para a sua reclamação. Isso significa fornecer comprovantes e o relato completo do que aconteceu.
A equipe do órgão vai analisar o que o cidadão escreveu e tem 5 dias para dar uma resposta a este.
No caso de a empresa não ser considerada culpada de lesar o consumidor, o processo não é aberto; se o cidadão quiser tentar outras esferas judiciais, pode fazer isso.
Já nos casos em que a empresa realmente está errada, o PROCON MT tenta realizar um acordo entre as partes e, no caso de não haver concordância, ele dá encaminhamento aos processos judiciais.
Passo a passo para registrar reclamação no PROCON MT?
As reclamações sobre as empresas desse Estado têm de ser feitas da seguinte maneira:
- Acessando https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1549056022057;
- Escrevendo a empresa em questão na barra de pesquisa;
- Clicando na empresa;
- Na próxima página, o consumidor encontrará qual é o índice de reclamações de outras pessoas sobre o serviço e, além dessas informações, deve clicar em “Registrar reclamação”;
- Uma nova página aparecerá e o consumidor deve colocar as minúcias da sua compra e contratação e o que o desagradou;
- É muito importante que o consumidor também encaminhe documentos anexados que subsidiem a sua reclamação.
Após esse processo, o consumidor apenas terá de esperar que o PROCON MT envie o seu retorno depois dos 5 dias com a resposta sobre a reclamação e as próximas instruções.
Como registrar reclamação no PROCON MT por carta
As reclamações sobre as empresas do Mato Grosso podem ser feitas por uma carta, conhecida como Carta PROCON. A finalidade dela é semelhante ao formulário, mas o consumidor relata de forma mais livre o que motivou a sua reclamação.
A carta PROCON também precisa contar com os documentos de comprovação, como nota fiscal, contrato, e-mails entre a empresa e o consumidor e outros que forem necessários.
Acordos PROCON MT
Muitas empresas, sabendo que cometeram algum erro e não desejando uma punição maior, oferecem aos consumidores um acordo.
Possivelmente, ele se tratará da devolução do que foi pago ou mesmo da troca por outro produto, coisas dessa natureza.
É tarefa do PROCON comunicar a esse consumidor o possível acordo e dizer também à empresa se ele foi aceito ou não.
Parceiros do PROCON Mato Grosso
As empresas que atuam nesse Estado têm a possibilidade de se cadastrar como parceiros do órgão.
Com isso, eles se comprometem a tentar solucionar todos os tipos de reclamações feitas pelos clientes. Algumas delas são:
- Azul Viagens;
- Guichê Virtual;
- Submarino Viagens;
- Boa Vista Serviços SPC;
- Serasa Experian;
- Guten Bier;
- com;
- Compra Certa;
- com;
- Loja Brastemp;
- Magazine Luiza;
- Peixe Urbano;
- Zattini;
- Banestes Seguros;
- Caixa Capitalização;
- Célebre;
- Itaú Seguros Auto e Residência;
- Pan Seguros;
- Rio Grande Seguradora;
- Tribanco Seguros;
- Uber;
- Recovery do Brasil Consultoria;
- SENAC Santa Catarina;
- Electrolux;
- Venturi;
- Drogasil;
- NetFarma;
- Single Care;
- Artezanal;
- Mobly;
- Eudora;
- O Boticário;
- The Beauty Box;
- Época Cosméticos;
- Hiper Bompreço;
- Pão de Açúcar;
- Supermercadinhos Santa Rita;
- Walmart;
- Rota Perdida;
- Calçados Manuel;
- Consórcio Fiat;
- Consórcio Unilance;
- Randon Administradora de Consórcios;
- Banco de Brasília;
- Banco Bradesco;
- Banco Paulista;
- UP Promotora e mais.
As empresas que não têm parceria com o PROCON MT também podem ser alvo de reclamações. A diferença existe apenas na maneira como a Superintendência da Defesa do Consumidor as aborda.
SINDEC PROCON MT
É um sistema com o qual os cidadãos mato-grossenses podem acompanhar o retorno das suas reclamações.
Usando-o, a pessoa consegue se informar se a queixa já foi lida pelo PROCON, se a empresa em questão já foi contatada e outros detalhes.
As regiões nas quais o SINDEC funciona são:
- Várzea Grande;
- São José dos Quatro Marcos;
- Pontes e Lacerda;
- Nova Ubiratã;
- Lucas do Rio Verde;
- Diamantino;
- Chapada dos Guimarães;
- Cáceres;
- Alta Floresta;
- SINOP;
- Primavera do Leste;
- Paranatinga;
- Mirassol D’Oeste;
- Guarantã do Norte;
- Colíder;
- Campinápolis;
- Alto Taquari;
- São José do Rio Claro;
- Poconé;
- Nova Mutum;
- Juína;
- Denise;
- Campo Verde;
- Barra do Garças e outros.
Para a consulta usando o SINDEC, o indivíduo terá de possuir o protocolo da reclamação que fez.