Como bloquear ligações de telemarketing pelo PROCON SP

Para impedir as ligações indesejadas em linhas fixas ou móveis, o PROCON SP fornece o serviço de bloqueio de telemarketing, iniciado em 2009. De lá para cá, mais de 1 milhão de pessoas já utilizaram o serviço de contenção de chamadas.

O projeto, desenvolvido através da Lei Estadual 13.226/2008, tem como meta a proteção da privacidade daquelas pessoas que não desejam ser incomodados por ligações de oferta de serviços e produtos.

Mas vale lembrar que este serviço não inclui empresas de cobrança, instituições que solicitam doações e eventuais pesquisas de satisfação ou opinião, contanto que não sejam ofertados produtos ou serviços. Mensagens de texto também não podem ser bloqueadas.


Bloquear as ligações no PROCON SP: como fazer

É possível realizar a inclusão do seu número no cadastro através do site do PROCON SP ou indo diretamente a uma unidade do Poupatempo.

Há a possibilidade de realizar o bloqueio geral e então autorizar apenas ligações de certas empresas, conforme solicitado pelo consumidor. Você também solicitar o cancelamento do bloqueio no momento em que desejar. O impedimento entra em vigor a partir do 30º dia após a realização do cadastro.

Se você receber ligação de qualquer empresa que deveria estar bloqueada, deve entrar em contato com o PROCON SP novamente para relatar a situação. Depois da averiguação do órgão, a firma que realizou a ligação ficará sujeita a receber uma multa administrativa.


Passo a passo para bloquear ligações no PROCON SP

Como bloquear ligações de telemarketing pelo PROCON SP

Para cadastrar o bloqueio através do site do PROCON SP, realize os seguintes procedimentos:

1. Acesse o link www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/ e clique na opção “Bloquear ou Desbloquear”.

2. Na página seguinte, escolha a opção “Quero Cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio”’. Preencha o formulário com os dados solicitados e clique em “Enviar”.

3. Na próxima tela, confira se os dados cadastrados estão corretos e confirme; caso os dados estejam incorretos, clique em ‘corrigir os dados’.

4. Concluído este passo, você receberá um e-mail com os dados de acesso ao sistema para confirmar o bloqueio dos números cadastrados.

5. Acesse o seu e-mail, clique no link de confirmação de cadastro e acesse o sistema com CPF e senha informada no e-mail de confirmação.

6. Feito isso, você será direcionado para cadastrar uma nova senha.

Pronto! Contando 30 dias após o cadastro no sistema, seu número não mais receberá ligações de telemarketing de oferta de produtos e serviços.

Caso você queira autorizar ligações de alguma empresa, no próprio sistema do PROCON SP há um modelo de autorização disponível.

Passo a passo para bloquear ligações pelo Poupatempo

O cadastro também pode ser feito diretamente em uma unidade do Poupatempo. Para isso, é só ir até um posto e procurar a área de atendimento ao consumidor do PROCON SP.

Não se esqueça de levar documento de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc), CPF e comprovante de residência. Esses documentos serão necessários para o cadastro no sistema. Você também deverá informar o número das linhas telefônicas fixas e/ou móveis que deseja bloquear.

Assim como no bloqueio realizado através do site, o ele começa a valer a partir do 30º dia após o cadastro.


Informações sobre o bloqueio de ligações no PROCON SP

 

➜ As linhas telefônicas devem estar cadastradas em seu CPF para realização do bloqueio, caso contrário, não será possível bloquear as ligações.

O número que será bloqueado será o seu. Ou seja, ao cadastrar-se no sistema, seu número não receberá mais ligações de empresas de telemarketing oferecendo produtos ou serviços. Não é o número da empresa que será bloqueado.

Você pode incluir números ou excluí-los a qualquer momento.

Uma vez cadastrado, o número permanecerá na lista de bloqueio por tempo indeterminado.

Ligações de telemarketing originadas em outros estados também estão inclusas no bloqueio.

Caso você receba qualquer ligação de telemarketing que deveria ser bloqueada, poderá realizar a reclamação, através do site do PROCON, realizando seu login ou dirigindo-se a uma unidade do Poupatempo. É preciso ter em mãos o número que te ligou, nome da empresa, data e hora e, se possível, nome do atendente.

Você acabou de conferir as informações para bloquear ligações de telemarketing no PROCON SP. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.