Como abrir uma reclamação no Procon-SP pela internet

A sigla Procon significa Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Trata-se de uma fundação organizacional que é responsável por administrar queixas de consumidores relacionadas a compras de produtos ou serviços.

Quando os clientes ficam insatisfeitos com uma aquisição e não são atendidos de maneira correta por uma empresa, eles têm o direito de procurar o Procon para buscar auxílio e resolver a pendência.


Reclamações que podem ser feitas no Procon-SP

As reivindicações que podem ser feitas na Fundação Procon-SP dizem respeito a cidadãos que não estão satisfeitos com os produtos ou serviços adquiridos em empresas ou estabelecimentos.

Portanto, no geral, podem ser feitos todos os tipos de queixas nesse sentido. Existem algumas que são mais comuns, como empresas de telefonia celular e de telefonia fixa, cartão de crédito, TV por assinatura, bancos comerciais, aparelhos eletrônicos, energia elétrica, serviços financeiros, lojas de móveis, provedores de internet, entre outros.


Como fazer reclamações no Procon-SP pela internet

Como abrir uma reclamação no Procon-SP pela internet

Site oficial

O Procon-SP permite registrar reclamações pela internet. Para realizar este procedimento, você precisa acessar o site do Procon SP e registrar a sua reclamação através do formulário online.

O pedido será analisado pela equipe de especialistas da instituição, e dentro de alguns dias você receberá uma resposta com todas as instruções a serem seguidas.

O atendimento pelo site fica ativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados).

Redes sociais

Outra forma de fazer reclamação junto ao Procon-SP é através do Facebook e Twitter da instituição. É possível enviar mensagens às redes sociais da fundação para esclarecer dúvidas e pedir orientações. Vejas os endereços:

Facebook – https://www.facebook.com/proconsp/

Twitter – https://twitter.com/proconspoficial

As redes sociais são, com certeza, uma das melhores formas de se fazer reclamações atualmente. Não só para o Procon, mas sim para outros órgãos, empresas, comércios, lojas, entre outras categorias de serviços.

A maioria das pessoas, atualmente, possui pelo menos uma rede social, e as publicações feitas nessas plataformas costumam atingir um grande número de usuários na web.

Dessa forma, as empresas ou estabelecimentos costumam ficar atentas às reclamações feitas nas redes sociais, pois um post negativo pode viralizar e afetar a reputação da marca.


Como consultar a reclamação no site do Procon-SP

Uma vez registrada a reclamação, é possível consultar o andamento pelo próprio site da fundação. Para isso, basta acessar este link (http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=42) e clicar na opção “Consulte sua Reclamação”.

Em seguida, você será direcionado (a) para a página do Sindec, o sistema vinculado ao Procon-SP. Clique no botão “Acessar a Área do Consumidor”. Na tela seguinte, você vai precisar digitar o CPF e sua senha utilizadas no cadastro do site do Procon.


Atendimento do Procon-SP

É muito importante e essencial a facilidade que o Procon-SP oferece aos consumidores em disponibilizar canais online para fazer a reclamação.

Essa possibilidade acaba por facilitar a vida das pessoas, e até mesmo faz com que elas procurem mais o órgão do que procurariam se fosse preciso ir a uma unidade física e aguardar na fila para receber atendimento.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.