Como fazer denúncia no Procon PE

Confira as instruções passo a passo para fazer denúncia Procon PE


O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Pernambuco existe para garantir que todos os clientes e contratantes tenham direitos respeitados.

Também é por meio desse órgão que eles podem fazer reclamações quando sentirem que foram lesados, além de pedir esclarecimentos com relação aos seus direitos em várias compras.

O atendimento do Procon PE é de graça e a existência dele também faz com que as empresas fiquem inibidas com relação a causar qualquer ônus aos consumidores.

Uma vez que eles sabem que as reclamações serão levadas ao órgão e que haverá uma investigação, as empresas costumam ser estimuladas a fazer todo os atendimentos considerando o código de defesa do consumidor.


O que é necessário para fazer denúncia no Procon PE?

Ressalta-se que as reclamações no Procon PE podem ser realizadas pelo site https://www.procon.pe.gov.br/ ou indo pessoalmente ao local.

É importante que o consumidor tenha o máximo de comprovações que ele puder, como nota fiscal, documentos que a loja ou o contratado concedeu como recibo ou como orientação, carnê de parcelamento, comprovante de pagamento e coisas assim.

Quando se trata de defeitos e a empresa não quer fazer a substituição do produto ou o reparo gratuito, é importante levar ao Procon PE a garantia.

Normalmente, a instituição precisa de alguns dias para analisar a compra ou a contratação e dar um parecer ao denunciante: pode demorar até 5 dias, mesmo quando é uma reclamação feita pessoalmente.

No caso de o Procon pernambucano dizer ao cidadão que ele pode até mesmo processar a loja ou o prestador de serviços, ele dará a indicação de aonde ir, ou seja, em que tipo de órgão jurídico público.

Ele também faz a notificação da empresa, pois ela precisa corrigir o que gerou a reclamação do consumidor.

Como fazer denúncia no Procon PE


Telefone do Procon PE

Cada unidade do Procon possui o seu contato telefônico, mas os consumidores podem falar com uma central do Estado.

Ela serve para dar esclarecimentos mais gerais com relação às compras e até para fornecer o telefone de alguma unidade em específico.

O número geral do Procon de Pernambuco é 0800 202 1512 e ele funciona entre as 8h e as 12h, de segunda a sexta.

Percebe-se que é um horário de atendimento bastante reduzido, ou seja, a população precisa fazer suas reclamações no período da manhã ou comparecer se só podem procurar o Procon durante a tarde.


Telefone do Procon Recife

Várias cidades pernambucanas têm unidades do Procon para que a maior parte dos cidadãos faça suas denúncias e esclareça as suas dúvidas com comodidade.

Na capital do Estado, ele funciona entre as 8h e as 17h, de segunda a sexta, e fica na Rua Marquês do Herval, no número 141, no bairro São José. O telefone do Procon de Recife é o (81) 3181 7000

Normalmente, os pernambucanos não têm de agendar nadas para fazer as suas reclamações com o Procon, mas é interessante que eles não cheguem muito perto das 17h.

Há outros endereços para as unidades da capital, como a que fica na Avenida Caxangá, no bairro Cordeiro.

Ela atende no número (81) 3445 7643 e funciona também aos sábados, com expediente sempre das 7h30 às 19h30.

Outra unidade do Procon de Recife fica na Rua Floriano Peixoto, no número 141, no bairro São José.


Endereços do Procon Recife

Além das unidades já citadas do Procon Recife, existe uma dentro do aeroporto, o que é ideal para clientes que querem reclamar sobre companhias aéreas, sobre direitos que não foram respeitados dentro das aeronaves, cancelamentos sem explicações e coisas parecidas.

Ela funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta, e fica na Praça Min. Salgado Filho, sem número, no primeiro andar.

O aeroporto tem placas internas onde é assinalado como chegar ao posto do Procon, ressaltando-se que as instruções também são dadas em Inglês.


Telefone do Procon Olinda

Mais uma cidade que tem Procon à disposição dos pernambucanos, com atendimento entre as 7h30 e as 19h30, de segunda a sábado.

Ela está localizada na Avenida Presidente Kennedy, no número 1001, no bairro Peixinhos.

O telefone do posto do Procon em Olinda é o (81) 3183 8104, além do contato 0800 202 1512, que também atende aos cidadãos de Olinda.


Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor é mais um termo pelo qual o Procon pode ser identificado.

Contudo, é sempre necessário determinar qual é o Estado em questão: muitos consumidores se confundem porque buscam apenas “Procon”, mas sem esclarecer se é de Pernambuco, do Paraná, de Minas Gerais, etc.

O mesmo precisa ser feito quando a pesquisa é por Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor: deve-se colocar esse termo na busca e depois adicionar a sigla PE.

Aqueles que não conseguirem o endereço dessa coordenadoria no seu Estado podem contatar o governo para pedi-lo, além da Prefeitura.

Como fazer denúncia no Procon PE

 

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.