O Procon-SP é o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor. Ele funciona de acordo com o Poder Judiciário do país para ajudar consumidores em conflito com empresas. Em caso de produtos irregulares ou serviços mal feitos, o Procon é acionado para tentar resolver a situação.
Na verdade, essa fundação presta um auxílio aos órgãos de justiça propriamente ditos. Se você não conseguir resolver o problema com a empresa por meio do Procon-SP, deve acionar a Justiça para abrir um processo.
Todos os direitos do consumidor estão descritos no Procon-SP para que o cidadão garanta um consumo adequado, independentemente do tipo do produto ou serviço. Assim, a relação se torna mais saudável.
Onde fazer reclamação no Procon-SP?
Unidades do Procon-SP
Se você foi vítima de algum conflito com uma empresa, você pode se dirigir a uma unidade do Procon-SP para prestar queixas. No caso de São Paulo, é possível se dirigir a um atendimento conveniado.
Esses são os chamados “Procons municipais”, que registram as reclamações pessoalmente na hora que você precisar. Os postos estão disponíveis na maioria dos municípios do estado, e você deve procurar pelo endereço mais próximo da sua casa.
Para saber onde está instalado o Procon mais próximo, basta clicar neste link http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=209 do site oficial. Nele você encontra todas as informações que precisa.
Unidades do Poupatempo
Você também pode se dirigir a um posto do Poupatempo mais próximo de você. Em todo o Estado, são mais de 70 unidades à disposição dos cidadãos. Ao contrário de outros serviços, o atendimento do Procon-SP não precisa ser agendado.
Tipos de reclamações que podem ser registradas no Procon-SP
São inúmeros os tipos de reclamações podem ser feitos no Procon-SP. Basta que elas tenham relação com o vínculo entre empresas e consumidores.
As principais reclamações são referentes ao atendimento ou à estrutura do serviço. As companhias parecem não saber como lidar com as demandas recentes dos clientes, e acabam prometendo benefícios que não são entregues.
O setor de mais reclamações é o das telecomunicações, com as empresas de telefonia móvel liderando a lista. A TV por assinatura e os planos de internet também são setores frequentes na relação de queixas.
Ainda há o segmento de energia elétrica, que passa por aumentos de registros dos clientes. Nesses casos, as reclamações têm mais relação com cobranças indevidas e pagamentos irregulares.
Como consultar uma reclamação no Procon-SP
Ao fazer uma reclamação, como eu sei sobre a situação do processo? Essa é uma dúvida muito frequente em relação aos serviços do Procon. Depois de realizar os procedimentos, você pode consultar o andamento de uma maneira rápida.
Basta entrar no site do Procon São Paulo (http://sindec.procon.sp.gov.br/sindecconsulta2/public/consumidor). Há um setor de atendimento ao cliente para te ajudar nessas questões. Assim, você não passa sufoco no momento de consulta.
É necessário fazer um cadastro como usuário do sistema para poder realizar o acompanhamento. Depois disso, basta pesquisar por sua reclamação e fazer a consulta completa.
Se você ainda estiver com dúvidas, sugerimos que você volte à unidade de atendimento em que a queixa foi prestada. Os funcionários da área te orientarão para tratar do seu caso específico e ajudar na resolução do problema.