Você precisa fazer uma denúncia anônima no PROCON-SP? Neste texto nós explicamos todos os procedimentos
Os clientes que fazem qualquer tipo de compra ou que pagam por um serviço podem ficar descontentes. Há casos em que eles são desrespeitados, nos quais a empresa anuncia determinada coisa e não arca com aquilo e muitos outros que os consumidores sentem que não podem resolver.
É para assessorá-los que existe a Fundação PROCON. Ela é uma instituição pública que atende todo o Brasil e recebe as reclamações que o consumidor tenha sobre qualquer serviço ou produto, fazendo sua apuração. Se o consumidor quer apenas fazer perguntas sobre os seus direitos, também pode utilizar o PROCON.
Como abrir reclamação no PROCON-SP
As unidades do PROCON possuem telefones para que as pessoas façam as reclamações e também atendimento pelo site. Para encontrar o contato da fundação no Estado, basta usar o navegador da Internet: indica-se escrever também o nome da cidade para confirmar se não existe um posto do PROCON exatamente nela.
A pessoa que quer fazer uma reclamação precisará do nome do prestador de serviços (como a loja de móveis que não quer realizar uma troca, por exemplo), e os documentos da contratação (a nota fiscal, o contrato, o comprovante de pagamento, etc). Ressalta-se que, para abrir reclamação, será preciso se identificar; para fazer a denúncia, pode ser de maneira anônima.
Como fazer uma reclamação no PROCON-SP
Os consumidores podem reclamar nesse órgão utilizando três canais de atendimento diferentes: o primeiro é o site do PROCON do Estado, que tem um formulário com diversos tipos de serviços para que se diga qual é tipo de serviço que desagradou ao cliente.
O órgão precisará que este coloque suas informações e que explique qual foi o problema ocorrido com a empresa. Ressalta-se que o reclamante precisa falar da situação em até 600 caracteres, ou seja, é necessário que ele mencione o que for fundamental para que o PROCON entenda o contexto.
Essas reclamações podem ser realizadas no posto do órgão. Nesse caso, o reclamante tem de levar o comprovante de compra e, preferencialmente, qualquer documento que a empresa contratada tenha dado. Também será usado o documento pessoal do reclamante.
Por telefone também se pode reportar reclamações ao PROCON, mas é importante ligar para a unidade do município. As reclamações feitas pessoalmente ou por telefone têm a vantagem de o cidadão poder explicar mais detalhadamente qual foi o problema com a empresa, coisa que é limitada quando a reclamação ocorre via site.
Consulta PROCON-SP online
Uma vez que o consumidor fez a reclamação no PROCON, ele pode fazer o acompanhamento dela por meio do site. Cada unidade da fundação tem a sua própria página, inclusive de acompanhamento de reclamações, e elas são parecidas com a do PROCON de São Paulo: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=1202.
Para que o sistema do órgão encontre exatamente aquela reclamação, o indivíduo terá de fornecer algum protocolo ou outra identificação que tenha sido dada a ele quando registrou a reclamação.
PROCON-SP consulta
A consulta para o PROCON de São Paulo acontece no link dado acima. As pessoas verão diversas categorias de reclamação, como energia elétrica, produtos variados, telecomunicações, gás e outros, podendo clicar nelas. Geralmente, as unidades de São Paulo levam 5 dias úteis para conceder ao reclamante algum retorno.
Além da consulta online, os reclamantes também podem ir presencialmente ao PROCON, mesmo que a reclamação tenha sido virtual. De qualquer modo, o órgão terá o registro e poderá dizer se já existe algum posicionamento.
PROCON-SP telefone 0800
Cada unidade do PROCON tem um contato 0800 para que os cidadãos liguem de graça e realizem suas reclamações. Para os paulistas, o número é 0800 3776266 e as pessoas que precisarem desse contato podem procurar pela Secretaria de Justiça ou de Cidadania da cidade: a Fundação PROCON é conjugada a ela.
Horário do PROCON-SP
Essa é mais uma característica que diverge em cada unidade, mas elas tendem a receber a população o dia inteiro. No PROCON de São Bernardo do Campo, por exemplo, o atendimento é entre segunda e sexta, de 7h até 19h; o órgão também está aberto aos sábados, até as 13h. A maioria das unidades do PROCON tem um horário parecido com esse e, no geral, os consumidores podem comparecer sem fazer agendamento, mas é indispensável ter os documentos já destacados.