Como abrir uma reclamação no Procon DF

O Procon DF veio para ajudar o consumidor em conflito com uma empresa. A divergência pode decorrer de serviços prestados sem eficiência ou de erros na compra de um produto. Seja como for, registrar uma reclamação pode te ajudar.


O Procon é submetido ao Poder Judiciário do país. É como um órgão independente de defesa ao consumidor, em que são colocados todos os direitos de consumo previstos em lei. Há até um código do consumidor para regulamentar a relação com as empresas.

Esse órgão é estadual, com atendimento municipalizado. Isso significa que cada cidade possui um Procon diferente que pode ser consultado. Mas não se esqueça de que você só pode registrar informações no Procon mais próximo de sua cidade. Não há como registrar reclamações em outros estados, por exemplo.

Se você é do Distrito Federal e precisa fazer uma queixa, nos acompanhe neste texto. Vamos ensinar o passo a passo de como abrir uma reclamação no Procon DF.


Tipos de reclamações que podem ser feitas no Procon DF

Muitos tipos de reclamações podem ser feitos por meio do Procon DF. As principais reclamações podem ser vistas abaixo.

A queixa mais frequente está relacionada aos empreendimentos de telefonia e telecomunicações. Dentro desse setor, o alvo de mais denúncias é a área de telefonia móvel, com grandes empresas liderando o ranking.

Outro segmento com reclamações muito frequentes está relacionado também aos bancos nacionais. Muitos consumidores brasileiros reclamam de irregularidades nas cobranças dos cartões de crédito. A cobrança indevida também ocorre nas empresas de telefonia.

A má qualidade de produtos também é um assunto em pauta no Procon. Grande parte dos consumidores reclama de irregularidades nos produtos adquiridos e de dificuldades para realizar a troca.


Como fazer uma reclamação no Procon DF?

Como abrir uma reclamação no Procon DF

Se você está tendo conflitos com alguma empresa, não perca mais tempo. Você pode fazer sua queixa pessoalmente ou até por telefone. No Procon DF, você escolhe a melhor maneira de se comunicar.

Caso queira escolher registrar a reclamação pessoalmente, você deve se dirigir a uma unidade conveniada do Procon na sua cidade. Você pode verificar o posto de atendimento mais próximo pelo endereço http://www.procon.df.gov.br/atendimento/postos-de-atendimento.

Os postos estão disponíveis nas cidades de Ceilândia, Brazlândia, Gama, Guará, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. Você pode encontrar o endereço de atendimento no site mencionado anteriormente.

Se você escolher fazer a reclamação por telefone, entre em contato uma unidade de atendimento que você receberá orientações. Basta procurar os telefones de contato de acordo com a sua cidade.

Caso prefira, é só ligar 151 para os DDDs do Distrito Federal e realizar a sua reclamação. O canal de comunicação com o cliente está sempre disponível para você.


Como consultar a reclamação no Procon DF?

Se você já registrou uma reclamação por telefone ou pessoalmente, você poderá acompanhar o andamento do seu caso. Veja como fazer isso abaixo.

Para consultar pela internet, basta acessar o sistema de consulta do Procon DF. Você encontrará todas as orientações no endereço http://www.procon.df.gov.br/consulta.

Não se esqueça de fornecer seus dados, como o seu CPF, para que o site consiga localizar a reclamação. Depois disso, é só verificar os prazos de resposta da empresa.

Você deve se lembrar de que a empresa possui 10 dias após o prazo estimado no site. Afinal, imprevistos com o correio podem ocorrer. Por isso, some 10 dias corridos à data estipulada.

Você ainda pode realizar uma consulta pessoalmente no posto de atendimento em que foi realizada a reclamação. Se você preferir, ligue 151 e faça a consulta completa por telefone.

Você acabou de conferir o post sobre abrir reclamações no Procon DF. Se ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos para que as informações possam chegar a mais pessoas.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.