Procon RJ: pedir bloqueio ligações telemarketing

Veja o passo a passos para pedir bloqueio de ligações de telemarketing pelo Procon RJ


As ligações com ofertas de produtos são um pesadelo para a maioria dos consumidores do Rio de Janeiro: elas podem ser para oferecer cartões, empréstimos, produtos de saúde e muito mais.

Geralmente, os consumidores cariocas até se perguntam como foi que aquela empresa conseguiu o seu telefone para fazer esse telemarketing.

Além de as propagandas em si não serem bem-vindas, um problema adicional é que as ligações ocorrem até mesmo à noite. É por isso que o Procon do Rio de Janeiro dá orientações para o consumidor que não quer recebe-las mais.


Como funciona o bloqueio de ligações pelo Procon RJ

Existe uma lei no Rio de Janeiro que permite que as empresas façam essas ligações, ou seja, o Procon desse Estado não pode fazer o bloqueio.

Essa é uma particularidade, já que esse serviço existe nas unidades do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

No entanto, é claro que os cariocas têm algumas soluções para barrar esse Marketing desagradável: é só fazer baixar certos aplicativos, que são gratuitos e que também bloqueiam até o SMS utilizado para propaganda.

Um dos aplicativos disponíveis para isso é o Call Broker, que costuma estar nas principais lojas de aplicativos, assim como o TrueCaller.

Procon RJ: pedir bloqueio ligações telemarketing


Bloqueio de telemarketing Procon RJ

O Procon do Rio de Janeiro ensina também que colocar esses aplicativos no dispositivo móvel faz com que as famosas ligações interestaduais também sejam barradas.

Diversas pessoas reclamam com o órgão que o telemarketing não é restrito ao Rio de Janeiro: há ligações de todos os Estados possíveis, inclusive lugares com os quais o cliente não tem nenhum tipo de ligação.

Esse impedimento dos contatos interestaduais também conta para o SMS.


Como funciona o Não Perturbe do Procon RJ

O Não Perturbe é o nome do serviço de bloqueio que os consumidores podem requerer no Procon, mas que não é oferecido no Rio de Janeiro por causa da existência da lei estadual.

Dessa maneira, os cidadãos desse Estado não podem utilizar o Não Perturbe, ficando restritos aos aplicativos já ditos acima e aos seus similares.

Mesmo que os cariocas se sintam um pouco prejudicados por não poderem fazer uso do Não Perturbe, os aplicativos indicados têm a mesma utilidade e o consumidor consegue ficar protegido desses contatos indesejados, além de ser de graça, assim como o serviço do Procon.


Como funciona a Lei de telemarketing no RJ

O fato de a Lei Estadual deixar as empresas usarem o telemarketing via telefone não significa que elas estão totalmente liberadas para ligarem: existe uma regra que o consumidor pode usar em sua reclamação.

O número da lei é o 4.896 de 2006 e ela estipula que essas empresas só podem fazer as ligações entre as 8h e as 18h, além de sempre durante a semana.

Outra vantagem para o consumidor é que a empresa que ligar fora desse período ou no final de semana pode ser punida.

Para conseguir isso, o cidadão deve manter o registro da chamada no seu celular e, se for um telefone fixo, precisa anotar a hora exata do telefonema.

Essa pessoa pode dizer ao atendente que conhece a Lei Estadual e que fará uma reclamação no Procon se esse contato se repetir.


Como funciona o Não Importune Rio de Janeiro

O Não Importune é mais um nome para o Não Perturbe; como dito antes, esse serviço é fornecido em vários Procons, mas não é o caso do Estado do Rio de Janeiro, que tem uma lei estadual contrária.

Por isso, os consumidores cariocas podem baixar aplicativos para que os SMS e as ligações de determinadas empresas sejam barradas ou fazer a reclamação no Procon RJ se o contato for antes das 8h ou depois das 18h, bem como no final de semana.


Como bloquear ligações de telemarketing no telefone fixo

Os cadastros do Procon não servem só para os telefones celulares: também se pode barrar ligações de telemarketing para os números fixos. Basta ir ao site de bloqueio do Procon do Estado e colocar o telefone fixo no lugar do mobile.

Procon RJ: pedir bloqueio ligações telemarketing


Como bloquear ligações de telemarketing DF

Os brasilienses que querem bloquear o telemarketing podem contatar o Procon do Distrito Federal usando o site http://www.procon.df.gov.br/. Também dá para perguntar pessoalmente ao Procon DF como fazer para que essas propagandas sejam barradas.


Como bloquear ligações de telemarketing SP

No Procon de São Paulo, os clientes podem fazer esse bloqueio por meio do site do órgão: http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/.

Clicando em “Bloquear ou desbloquear”, o consumidor coloca seu telefone no cadastro e as empresas não conseguirão fazer esse tipo de contato.

O link do Procon São Paulo também possibilita aos próprios empresários usar o sistema e, com isso, saber quais números eles não podem contatar.

Há um formulário para os consumidores reclamarem com o órgão por causa das ligações e os três serviços mencionados aqui são de graça.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.