Como abrir uma reclamação pelo site do Procon RJ

O Procon RJ é um órgão de defesa ao consumidor para ajudar em conflitos com empresas em geral. Ele é subordinado ao Poder Judiciário e serve como alternativa ao processo de justiça normal.


Se você possui queixas quanto a um serviço ou produto, você pode encaminhar uma reclamação para o Procon. Ele servirá como um mediador para tentar encontrar uma solução benéfica para ambos os envolvidos.

Ao registrar a reclamação, a instituição entrará em contato com a empresa e cobrará uma justificativa. Você poderá acompanhar o andamento do caso também.

O Procon é uma organização estadual com atendimento municipalizado. Por isso, o órgão da cidade do Rio de Janeiro é diferente dos demais. Se você reside na capital, é nas unidades locais que você deve realizar a sua reclamação.

A partir de agora, vamos te mostrar o passo a passo para abrir uma reclamação pelo site do Procon RJ. E o melhor: é tudo online.


Tipos de reclamações feitas no Procon RJ

Como abrir uma reclamação no Procon-RJ

São diversos os tipos de reclamações que podem ser feitos pelo site do Procon RJ. Por sorte, não há diferenças entre a reclamação pessoal e a virtual: são os mesmos tipos de queixa registrados.

Normalmente, as queixas são referentes aos pagamentos. É comum que algumas empresas cobrem mais do que o prometido no fechamento do contrato. Taxas sem avisos e cobranças indevidas são os principais motivos de reclamações.

Há, ainda, as reclamações sobre o atendimento. Muitas vezes, o cliente pode se envolver em conflitos com os atendentes. Os profissionais ainda podem passar informações erradas, que comprometem a compra.

O setor que lidera as reclamações de consumidores é o de telecomunicações: telefonias móveis, assinaturas de TV, entre outros serviços. Há, ainda, o setor das energias, com cobranças indevidas na conta de luz.

Você pode fazer reclamações referentes a quase todos os conflitos com empresas. Basta levar o seu caso ao órgão.


Como fazer uma reclamação no Procon RJ

Se você quer reclamar no site do Procon RJ, siga o nosso passo a passo e nunca mais tenha dúvidas.

  1. Acesse o site do Procon RJ, de endereço www.procon.rj.gov.br.
  2. Você verá um link para registrar a sua reclamação localizado na barra lateral esquerda da página. Para começar o seu registro, basta clicar ali e seguir com o nosso passo a passo.
  3. Você será redirecionado para uma página. Nela, você deve escolher a opção de fazer reclamações.
  4. O formulário de reclamação aparecerá em sua tela. Você deve preencher todos os seus dados de maneira correta para não ter problemas posteriores.
  5. Pronto! A sua reclamação já está no sistema. Não se esqueça de anotar o número do seu protocolo para consultar o andamento do seu caso no site.

Viu como é simples fazer uma reclamação? Com o sistema online, você ganha mais tempo. Você ainda pode baixar um aplicativo em vez de acessar o site. O nome da plataforma é “Meu Procon”. Lá, você faz consultas rápidas e práticas.


Como consultar a reclamação no Procon RJ

Se você já fez uma reclamação pelo site, você pode consultar o andamento do caso. Esse processo também é feito por meio da internet para facilitar a sua relação com o Procon. Assim, você não perde tempo indo até um posto para registrar. Para realizar o procedimento, você deve acessar o site de consulta. Não se esqueça de colocar os dados do seu cadastro para poder consultar.

O número do protocolo é útil para que você ache a sua reclamação no site. Como já orientamos anteriormente, é importante anotar a informação depois de preencher o formulário para a reclamação.

Você acabou de conferir o post sobre abrir reclamações pelo site do Procon RJ. Se ele foi útil para você, compartilhe com seus amigos para que as informações possam chegar a mais pessoas.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.