Como fazer uma denúncia no Procon RJ

Consulte as informações do texto e veja as orientações para fazer denúncia Procon RJ


Os cariocas que tiverem problemas com produtos ou serviços de qualquer natureza podem contar com o Procon do Rio de Janeiro.

Esse órgão público tem outras filiais pelo país e serve para deixar os consumidores conscientes a respeito dos seus direitos.

São muitas as situações nas quais os clientes podem ser prejudicados se não tiverem o amparo da lei.

Uma delas é a execução da garantia: muitas pessoas dizem que a empresa em questão cria dificuldades para consertar um produto ainda na garantia, ou trocá-lo.

Para serem ajudadas, elas entram em contato com o Procon para que a empresa em questão seja obrigada a cumprir com o que prometeu.

É lógico, porém, que o órgão também garante os direitos dos comerciantes: no caso de o cliente desejar um reparo que não consta em contrato ou que não é coberto pela garantia, o Procon também entra em ação para fazer as explicações devidas ao consumidor.

Dessa forma, pode-se resumir o trabalho dessa instituição pública dizendo que ela serve para que as relações entre as empresas e o seu público alvo estejam em consonância com a lei e para que nenhum dos lados seja prejudicado.


Telefone do Procon RJ para denúncias

Há vários telefones e o cidadão carioca tem de escolhê-los de acordo com a informação ou reclamação.

Para a assessoria em informática, o número é 2216 8654; para o Departamento de Contratos, o número é 2216 8647; para a Ouvidoria, é 2216 8686; para Dívida Ativa e Departamento Jurídico, o contato é 2216 8611.

Se o cidadão quiser tratar com a Coordenadoria de Transportes, basta ligar para 2216 8643; para tratar com a Contabilidade, o contato é 2216 8649. No caso da Coordenação de Atendimento ao Consumidor, o número é 2216 8632.

Todos os telefones do Procon Rio de Janeiro funcionam entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta, e o restante deles pode ser consultado em http://www.procon.rj.gov.br/index.php/main/telefones.

Como fazer uma denúncia no Procon RJ


Como fazer uma denúncia no Procon

Realizar uma denúncia com o Procon Rio de Janeiro é simples: é só comparecer durante o horário de expediente ou entrar em contato pelo telefone.

Mesmo sendo fácil, há um cuidado que os consumidores precisam ter para que a sua reclamação seja resolvida: manter os documentos comprovantes e leva-los.

Um cidadão que deseja reclamar porque a sua garantia não está sendo executada, mas que não tem mais o comprovante dela dificilmente terá a situação resolvida.

Quem já fez uma reclamação, mas não guardou o protocolo dado pelo Procon RJ também demorará mais para solucionar o que necessita.


Procon RJ telefone 0800

Muitos dos órgãos públicos têm um número 0800 para que os consumidores reportem reclamações.

Todavia, o telefone do Procon Rio de Janeiro é diferente: além dos vários contatos já fornecidos aqui, o cidadão pode ligar para 151, que é o Disque Procon.


Reclamações para o Procon RJ

Quando se tem alguma reclamação para reportar ao Procon, é possível comunica-la pessoalmente ou fazer isso pelo site: http://www.procononline.rj.gov.br/.

Para quem fará uma reclamação nova, é preciso colocar o código captcha e clicar em “Efetuar reclamação”; se o cidadão quer saber a resposta do que já reportou ao Procon RJ anteriormente, ele colocará o protocolo e clicará em “consultar”.

Os que optarem por fazerem a reclamação presencialmente também têm um protocolo e é primordial que todas as pessoas o guardem: se não for dessa forma, o sistema não poderá dizer qual é a orientação ao consumidor, qual foi o retorno da empresa, etc. Importa atestar que o Procon Rio de Janeiro não faz nenhuma cobrança para ajudar os consumidores.

Como fazer uma denúncia no Procon RJ


Como funciona o Meu Procon RJ

O órgão carioca também tem um aplicativo pelo qual os cidadãos fazem suas reclamações e pedem informações: trata-se do Meu Procon.

Ele pode ser colocado em smartphones de vários modelos e é confiável, com a ressalva de que os consumidores devem baixa-lo apenas nas lojas de app ou em sites oficiais.

A página da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por exemplo, tem a ferramenta de download: http://www.procon.campos.rj.gov.br/app-meu-procon.


Procon RJ Endereço

Ele está aberto entre as 9h e as 17h, de segunda a sexta, localizado na Avenida Rio Branco, no número 25, no Centro.

Ele está perto de lugares conhecidos do Rio de Janeiro, como o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a estação de metrô Central do Brasil.


Procon RJ Rio de Janeiro – RJ

Os cidadãos cariocas têm muitas informações importantes no site do Procon: leis estaduais, leis federais e leis municipais, além de cartilhas de orientação, dicas ao consumidor, empresas cadastradas, ações civis públicas e muito mais.

Os endereços de diversos postos de atendimento também são disponibilizados para que os cariocas sejam orientados com mais comodidade. Eles ficam em Niterói, Nova Iguaçu, Gávea, Itaboraí, Ipanema, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Bangu.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.