Como fazer reclamação no PROCON SP

Veja como funcionam os procedimentos para registrar uma reclamação Procon SP


Diversos brasileiros sabem da existência do PROCON SP e que ele serve para defender os consumidores, mas não sabem como procurar por esse órgão ou realizar reclamações.

Primeiramente, deve-se compreender que essa é uma instituição pública bem parecida com o DETRAN: há uma central do Estado e outras unidades espalhadas pelas cidades.

Quando os cidadãos querem pedir informações, é possível ligar para o escritório estadual; para fazer registro de reclamação, porém, é mais útil contatar o PROCON da cidade, já que ele ficará mais próximo do reclamante e poderá averiguar melhor a empresa.


Como funciona a reclamação ao PROCON SP

É essencial que os consumidores entendam que uma reclamação não é a mesma coisa que uma denúncia.

Quando se fala na denúncia, pode-se fazê-la de maneira anônima, apenas comunicando que existe certa empresa que está agindo de má fé, que está utilizando propaganda enganosa e coisas assim.

No caso da reclamação, o consumidor é a vítima direta daquela empresa. Por isso, serão necessárias as informações a respeito da contratação ou da compra, até mesmo para que o órgão possa fazer a intermediação.

Como fazer reclamação no PROCON SP


Abrir reclamação no PROCON SP

As reclamações no PROCON SP são abertas sempre de forma igual em qualquer cidade paulista.

Se o cidadão preferir fazer isso pessoalmente, ele pode ir ao órgão público, que pode estar inserido no prédio da Secretaria de Justiça ou de Cidadania, e levar os documentos que atestem que a empresa o está prejudicando.

Alguns tentam registrar as reclamações no PROCON SP usando o telefone de atendimento, mas grande parte dos funcionários pede que essas pessoas compareçam aos postos.

O atendimento via site também é utilizado para a abertura de reclamações, mas a explicação sobre a queixa é um pouco mais sucinta.

O consumidor tem 600 caracteres para descrever à Fundação PROCON o que acontece com o serviço ou produto que procurou.

Depois de aberta a reclamação, o consumidor precisa esperar até 5 dias úteis para ter um esclarecimento.

Nele, o órgão diz se a pessoa poderá processar a empresa, que procedimentos tem de usar ou, pelo contrário, se a companhia que foi alvo da reclamação está com comportamento regular.


Consulta PROCON SP

O site acima é o do serviço estadual da Fundação PROCON e as consultas de reclamações podem ser realizadas nele.

Na parte de baixo, os paulistas veem diversos círculos com opções e uma delas é “Consulte sua reclamação”.

Depois de clicar, o consumidor vai para a Sindec Consulta e poderá fazer seu primeiro cadastro ou fazer o acesso para saber da resposta.

Qualquer pessoa que não conseguir acessar o Sindec ou que tiver outras dificuldades precisará recorrer ao posto do PROCON.


Atendimento online PROCON SP

O atendimento eletrônico é um incentivo para que as pessoas façam as reclamações sobre as empresas. Há muitos clientes que não têm tempo para ir pessoalmente à Fundação PROCON e, com isso, a má conduta de certas companhias acaba não sendo comunicada e outras vítimas são feitas.

Já com o atendimento eletrônico, os consumidores podem usar qualquer dispositivo para relatar ao órgão o porquê se sentem lesados.

Se a empresa realmente está tratando o cliente de maneira diferente do que o Código de Defesa do Consumidor determina, então ela poderá ser corrigida.

Para realizar a reclamação eletronicamente, a pessoa só tem de ir ao site estadual do PROCON e procurar pelas unidades.

Como fazer reclamação no PROCON SP


Telefone PROCON SP

Há uma série de postos dessa fundação no Estado de São Paulo e basta usar o http://www.procon.sp.gov.br/ para localizar todos eles e os seus telefones.

A unidade de Guarulhos, por exemplo, pode ser contatada com o (11) 2468 0008; para a unidade da Sé, o contato é o 0800 772 3633; para o PROCON do Taboão da Serra, o número é o (11) 4786 2984; para o contato com a unidade de Carapicuíba, usa-se o (11) 4164 5444.


Telefone 0800 PROCON SP

A instituição tem uma ouvidoria e, nela, os consumidores podem reclamar sobre o próprio PROCON, além de fazer elogios. O número é o 0800 377 62 66 e ele não é para recebimento de denúncias ou de reclamações; se é isso que o consumidor quer fazer, o telefone ideal é o 151.


Endereço PROCON SP

O link http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=192 traz os postos conveniados nos quais os cidadãos falam pessoalmente com o PROCON.

Cabe dizer que algumas unidades do Poupatempo contêm esse serviço, como de Itaquera.

Procons

O Procons.com.br é um site não-oficial e não representa as unidades dos Procons no Brasil. A página traz informações sobre atendimento e serviços disponibilizados pelo órgão.